quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Hoje vs há 30 anos


E é assim...que se intitula um e-mail que me enviaram e que eu considerei bastante interessante, a ponto de o transformar em post!!! É bom que reflictamos neste assunto...porque apesar da busca incessante dos Homens, pela Paz, por um mundo melhor, pelo avançar das tecnologias e muitas coisas...tantas que não haveria espaço (nem paxorra..) para as enunciar aqui!!!


E este post, é também, a propósito daquilo que há uns tempos ouvi da boca do tão conhecido Mário Soares, que dizia mais ou menos assim numa reportagem, "Os media criam uma cultura de violência!!"

Oh...mas como isso é pura verdade!!!

Ligamos a TV...na hora das refeições para ver (e como é da praxe) o Telejornal...noticias!!!

Hmmm...noticias sim...mas cheias de desgraças,cheias de violência...com grande ênfase em toda e qualquer género de violência!!!

A meu ver...isto só gera ainda mais violência!Lembra e ensina como fazer...quando e onde fazer!!!


Não acham?

Quando há uma má novidade...lá estão eles..e esmiuçam a coisa até mais não...e passam dias a fio a falar naquilo...como se o mundo inteiro girasse somente à volta daquilo!!

Por favor...não há paciência!!!

A nova de agora...a mais recente!!!

E passam os dias todos..a lembrar (sim...como se nós não nos lembrassemos disso todos os dias bolas!!!??!!) que há crise, que Portugal entrou em mais uma recessão...que haverá mais e mais despemprego...oh..."A sério??Obrigada telejornal...se não fosses tu..ai..que cabeça a nossa..ainda não tinhamos reparado em nada disso!!!"

Hello...queremos novidades!!

Queremos ouvir coisas boas...sim elas acontecem de facto!!!


Bem...cá vou eu ao núcleo do post!!!


Aqui fica:


Uma diferença de 30 anos(1978 & 2008)


Situação: O Pedro está a pensar ir até ao monte depois das aulas, assim que entra no colégio mostra uma navalha ao João, com a qual espera poder fazer uma fisga

1978: O director da escola vê, pergunta-lhe onde se vendem, mostra-lhe a sua, que é mais antiga, mas que também é boa.


2008: A escola é encerrada, chamam a Polícia Judiciária e levam o Pedro para um reformatório. A SIC e a TVI apresentam os telejornais desde a porta da escola.

Situação: O Carlos e o Quim trocam uns socos no fim das aulas


1978: Os companheiros animam a luta, o Carlos ganha. Dão as mãos e acabam por ir juntos jogar matrecos.


2008: A escola é encerrada. A SIC proclama o mês anti-violência escolar, O Jornal de Notícias faz uma capa inteira dedicada ao tema, e a TVI insiste em colocar a Manuela Moura Guedes à porta da escola a apresentar o telejornal, mesmo debaixo de chuva.


Situação: O Jaime não pára quieto nas aulas, interrompe e incomoda os colegas


1978: Mandam o Jaime ir falar com o Director, e este dá-lhe uma bronca de todo o tamanho. O Jaime volta à aula, senta-se em silêncio e não interrompe mais.


2008: Administram ao Jaime umas valentes doses de Ritalina. O Jaime parece um zombie. A escola recebe um apoio financeiro por terem um aluno incapacitado.


Situação: O Luís parte o vidro dum carro do bairro dele. O pai pega um cinto e espeta-lhe umas chicotadas


1978: O Luís tem mais cuidado da próxima vez. Cresce normalmente, vai à universidade e converte-se num homem de negócios bem sucedido.


2008: Prendem o pai do Luís por maus-tratos a menores. Sem a figura paterna, o Luís junta-se a um gang de rua. Os psicólogos convencem a sua irmã que o pai abusava dela e metem-no na cadeia para sempre. A mãe do Luís começa a namorar com o psicólogo. O programa da Fátima Lopes mantém durante meses o caso em estudo, bem como o 'Você na TV' do Manuel Luís Goucha.


Situação: O Zézinho cai enquanto praticava atletismo, arranha um joelho. A sua professora, Maria, encontra-o sentado na berma da pista a chorar. Maria abraça-o para o consolar


1978: Passado pouco tempo, o Zézinho sente-se melhor e continua a correr.


2008: A Maria é acusada de perversão de menores e vai para o desemprego. Confronta-se com 3 anos de prisão. O Zézinho passa 5 anos de terapia em terapia. Os seus pais processam a escola por negligência e a Maria por trauma emocional, ganhando ambos os processos. Maria, no desemprego e cheia de dívidas suicida-se atirando-se de um prédio. Ao aterrar, cai em cima de um carro, mas antes ainda parte com o corpo uma varanda. O dono do carro e do apartamento processam os familiares da Maria por destruição de propriedade. Ganham. A SIC e a TVI produzem um filme baseado neste caso.


Situação: Um menino branco e um menino negro andam à batatada por um ter chamado 'chocolate' ao outro


1978: Depois de uns socos esquivos, levantam-se e cada um para sua casa. Amanhã são colegas.


2008: A TVI envia os seus melhores correspondentes. A SIC prepara uma grande reportagem dessas com investigadores que passaram dias no colégio a averiguar factos. Emitem-se programas documentários sobre jovens problemáticos e ódio racial. A juventude Skinhead finge revoltar-se a respeito disto. O governo oferece um apartamento à família do miúdo negro.


Situação: Tens que fazer uma viagem de avião


1978: Viajas num avião de TAP, dão-te de comer, convidam-te a beber seja o que for, tudo servido por hospedeiras de bordo espectaculares, num banco que cabem dois como tu.


2008: Entras no avião a apertar o cinto nas calças, que te obrigaram a tirar no controle. Enfiam-te num banco onde tens de respirar fundo para entrar e espetas o cotovelo na boca do passageiro ao lado e se tiveres sede o hospedeiro amaricado apresenta-te um menu de bebidas com os preços inflacionados 150%, só porque sim. E não protestes muito, senão, quando aterrares, enfiam-te o dedo mais gordo do mundo pelo .... acima para ver se trazes drogas.


Situação: Fazias uma asneira na sala de aula


1978: O professor espetava duas valentes lostras bem merecidas. Ao chegar a casa o teu pai dava-te mais duas porque 'alguma deves ter feito…!'


2008: Fazes uma asneira. O professor pede-te desculpa. O teu pai pede-te desculpa e compra-te uma Playstation 3.


Situação: Chega o dia de mudança de horário de Verão para Inverno


1978: Não se passa nada.


2008: As pessoas sofrem de distúrbios de sono, depressão e diarreia.


Situação: O fim das férias


1978: Depois de passar 15 dias com a família atrelada numa caravana puxada por um Fiat 600 pela costa de Portugal, terminam as férias. No dia seguinte vai-se trabalhar.


2008: Depois de voltar de Cancún de uma viagem com tudo pago, terminam as férias. As pessoas sofrem de distúrbios de sono, depressão, seborreia e diarreia.


E bem...assim termina este post!!!

Espero que gostem!!!


Beijitos e amanhã já é fim-de-semana!!!

4 comentários:

  1. Olha adorei linda!

    Mas é bem verdade, hoje em dia existe um facilitismo e um sensacionalismo desmedido.

    Perde-se muito tempo a fazer de um pequeno acontecimento uma coisa de outro mundo e não se dá importância às coisas importantes (desculpa a redundância).
    Estamos numa sociedade patológica em que tudo o que é bom é desvalorizado e tudo que é mau é tido como exemplo. Bj*

    ResponderEliminar
  2. Epá eu nasci uns aninhos depois de 78 (4) e também era como 78...eu andava na rua e só voltava para jantar e levava nas orelhas por estar sujo.

    Mas nada bate essa da mudança de hora...

    ResponderEliminar
  3. :)
    Os media exageram realmente! Ainda agora passavam 20 min a falar do frio polar...
    Ok, está frio... mas é essim tão estraordinário?!
    O pior são consequencias da importancia que eles dão a crimes e assaltos :(

    bjca

    ResponderEliminar

Post It Psicológico