terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Continuando...dislexia!


ETIOLOGIA

Em concrecto, não há nenhuma segurança em afirmar uma ou outra etiologia para a causa da
dislexia, mas há algumas situações que foram descartadas:


Em hipótese alguma o disléxico tem comprometimento intelectual.

Segundo a Teoria das Inteligências Múltiplas, o ser humano possui habilidades cognitivas: inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal, inteligência lógico-matemática, inteligência espacial, inteligência corporal-cinestésica, inteligência verbal-linguística, inteligência musical, naturalista, existencial e pictórica.

O disléxico teria a sua inteligência mais predisposta à inteligência corporal-cinestésica, musical, espacial.
Quanto ao emocional, é preciso avaliar muito bem. Pode haver um comprometimento do
emocional como consequência das dificuldades da dislexia, mas nunca como causa única.


A criança disléxica não tem perda auditiva.


Há vários estudos :
A) Uma falha no sistema nervoso central na sua habilidade para organizar os grafemas, isto é, as
letras ou decodificar os fonemas, ou seja, as unidades sonoras distintivas no âmbito da palavra.
B) O impedimento cerebral relacionado com a capacidade de visualização das palavras.
C) Diferenças entre os hemisférios e alteração (displasias e ectopias) do lado direito do cérebro. Isso implica, entre outras coisas, uma dominância da lateralidade invertida ou indefinida. Mas também justifica o desenvolvimento maior da intuição, da criatividade, da aptidão para as artes, do raciocínio mais holístico, de serem mais subjectivos e todas as outras qualidades características do hemisfério direito.
D) Inadequado processamento auditivo (consciência fonológica) da informação linguística.
E) Implicações relação afectiva mãe-filho, o que pode entravar a necessidade da linguagem, e
mais tarde a aprendizagem da leitura e escrita.

TIPOS DE DISLEXIA
*DISLEXIA ACÚSTICA: manifesta-se na insuficiência para a diferenciação acústica (sonora
ou fonética) dos fonemas e na análise e síntese dos mesmos, ocorrendo omissões, distorções,
transposições ou substituições de fonemas. Confundem-se os fonemas por sua semelhança Articulatória.
*DISLEXIA VISUAL: Ocorre quando há imprecisão de coordenação visuo-especial
manifestando-se na confusão de letras com semelhança gráfica. Não temos dúvida que o
primeiro procedimento dos pais e educadores é levar a criança a um médico oftalmologista.
*DISLEXIA MOTRIZ: evidencia-se na dificuldade para o movimento ocular. Há uma nítida
limitação do campo visual que provoca retrocessos e principalmente intervalos mudos ao ler.


LEMBRE-SE EM OBSERVAR
* Alterações de grafia como "a-o", "e-d", "h-n" e "e-d", por exemplo.
* As crianças disléxicas apresentam uma caligrafia muito defeituosa, verificando-se
irregularidade do desenho das letras, denotando, assim, perda de concentração e de fluidez de
raciocínio.
* As crianças disléxicas, ainda segundo o professor, apresentam confusão com letras com
grafia similar, mas com diferente orientação no espaço como " b-d". "d-p", "b-q", "d-b", "dp",
"d-q", "n-u" e "a-e". Ocorre também com os números 6;9;1;7;3;5, etc.
* Apresenta dificuldade em realizar cálculos por se atrapalhar com a grafia numérica ou não
compreende a situação problema a ser resolvida.
* Confusões com os sinais (+) adição e (x) multiplicação.

* A dificuldade pode ser ainda para letras que possuem um ponto de articulação comum e cujos
sons são acusticamente próximos: "d-t" e "c-q", por exemplo.
* Na lista de dificuldades dos disléxicos, para o diagnóstico precoce dos distúrbios de letras,
chamamos a atenção de educadores, e pais para as inversões de sílabas ou palavras como
"sol-los", "som-mos" bem como a adição ou omissão de sons como "casa-casaco", repetição
de sílabas, salto de linhas e soletração defeituosa de palavras.

ALFABETIZAÇÃO DO DISLÉXICO


O disléxico precisa de atentamente, ouvir atentamente, ter em atenção os movimentos da mão
quando escreve e prestar atenção aos movimentos da boca quando fala. Assim sendo, a criança
disléxica associará a forma escrita de uma letra tanto com seu som como com os movimentos
FALAR-OUVIR-LER-ESCREVER, são atividades da linguagem.
FALAR E OUVIR, são actividades com fundamentos biológicos.
O método mais adequado tem sido o fonético e montagem de ”manuais” de alfabetização
apropriada a criança disléxica.


A criança aprende a usar a linguagem falada mas isto depende do:
> meio ambiente compreensivo, estimulador e paciente.
> trato vocal.
> organização do cérebro.
> sensibilidade perceptual para falar os sons.

O sucesso na reeducação de um disléxico está baseado numa terapia multisensorial (aprender pelo uso de todos os sentidos), combinando sempre a visão, a audição e o tacto para ajudá-lo a ler e soletrar corretamente as palavras.


ESTRATÉGIAS QUE AJUDAM


Uso frequente de material concreto:
>> Relógio digital.
>> Calculadora.
>> Gravador.
>> Confecção do próprio material para alfabetização, como desenhar, montar uma cartilha.
>> Uso de gravuras, fotografias (a imagem é essencial para sua aprendizagem).
>> Material Dourado.
>> Folhas quadriculadas para matemática.
>> Letras com várias texturas.
>> Evitar dizer que ela é lenta, preguiçosa ou compará-la aos outros alunos da turma.
>> Ela não deve ser forçada a ler em voz alta em turma a menos que demonstre desejo em fazê-lo.
>> As suas habilidades devem ser julgadas mais através das suas respostas orais do que nas escritas.
>> Sempre que possível , a criança deve ser encorajada a repetir o que lhe foi dito para fazer, isto
inclui mensagens. Sua própria voz é de muita ajuda para melhorar a memória.
>> Revisões devem ser frequentes e importantes

>> Copiar do quadro é sempre um problema, tente evitar isso, ou dê-lhe mais tempo para fazê-lo.
>> Demonstre paciência, compreensão e amizade durante todo o tempo, principalmente quando
você estiver ensinando a alunos que possam ser considerados disléxicos.
>> Ensine-a quando for ler palavras longas, a separá-las com uma linha a lápis.
>> Dê-lhes menos deveres de casa e avalie a necessidade e aproveitamento desta tarefa
>> Não risque a vermelho os seus erros ou coloque lembretes tipo: estude! precisa estudar mais!
precisa melhorar !
>> Procure não dar sas suas notas em voz alta para toda a turma, isso a humilha e a faz infeliz.
>> Não a force a modificar a sua escrita, ela sempre acha sua letra horrível e não gosta de vê-la no papel. A modulação da caligrafia é um processo longo.

>> Procure não reforçar sentimentos que minimizam sua auto-estima.
>> Dê-lhes um tempo maior para realizar as avaliações escritas. Uma tarefa em que a criança
não-disléxica leva 20 minutos para realizar, a disléxica pode levar duas horas.
>> Usar sempre uma linguagem clara e simples nas avaliações orais e principalmente nas
escritas.
>> Uma língua estrangeira é muito difícil para eles, faça suas avaliações sempre em termos de
trabalhos e pesquisas.


ORIENTAÇÃO AOS PAIS


* A coisa mais importante a fazer: AJUDAR A MELHORAR A AUTO ESTIMA. Ofereça
segurança, carinho, compreensão e elogie seus pequenos acertos.
* Procurar ajuda profissional para realizar um diagnóstico correto: Fonoaudiólogo, Psicólogo, Neurologista ou Psicopedagógo.
* Explique que as suas dificuldades têm um nome: DISLEXIA e que você vai ajudá-lo a superál-as, mas que ele é o principal agente desta mudança.
* Encoraje-o e encontre coisas em que se saia bem, estimulando-o nessas coisas.
* Elogie pelos seus esforços, lembre-se como ele tem de se esforçar muito para ter algum sucesso
na leitura e na escrita.
* Ajude-o nos trabalhos escolares, ou, em algumas lições em especial, com paciência (mas não escreva para ele, ou resolva as suas tarefas de matemática).
* Ajude-o a ser organizado.

* Encoraje-o a ter hobbies e atividades fora da escola, como desportos, música, fotografia, desenhos, etc.
* Observe se ele está recebendo ajuda na escola, porque isso faz muita diferença na habilidade
dele de enfrentar as suas dificuldades, de prosperar e de crescer normalmente.
* Não permita que os problemas escolares impliquem em mau comportamento ou falta de
limites. Uma coisa nada tem a ver com a outra!
Bem, e aqui fica o resto do post que prometi!!!
Beijinhos de boa semana! =D

7 comentários:

  1. Muitissimo interessante.
    Não me apercebi de ter lido, mas a dislexia pode ser genética? se um dos pais tiver, a criança poderá ter mais probabilidades de ter?
    ou pode haver uma terceira geração afectada sem que a segunda o seja?
    Bons posts por aqui! De verdade!

    Bjs e bom trabalho!

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  2. Para além de interessante é-me muito útil.
    uma questão?: Pode ser trocado o f pelo v e vice-versa??
    Gracias
    bj

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  3. um amigo meu troca os R pelos G...é de partir.E ele é surdo de um ouvido!

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  4. Olá!
    Aqui estou eu, a responder as vossa questões!
    Então...
    Pepita, sim a dislexia pode ser heriditária, genetica!Podem os filhos ter.Mas acontece que mesmo tendo base hereditária e um carácter persistente, a dislexia está sujeita à intervenção do ambiente.Havendo lugar para influências ambientais, há espaço para a intervenção na dislexia!

    Um pedaço de Azul, (prima) sim isso pode acontecer, é frequente essas letras também serem trocadas, confundidas!

    Beijinhos de bom fim de semana!!

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  5. O maior problema da dislexia é a falta de formação e informação dos professores. O meu irmão recebia negativas atrás de negativas nos testes Português. Eu como licenciado em letras ajudei-o a estudar e ele sabia a matéria... Até que vi os testes dele. Na verdade as notas tinham a ver com a sua dislexia e o professor optava pela negativa e por lhe chamar burro.

    O meu irmão trocava (agora já não o faz), o som "x" pelo "j", escrevendo "Xanela", "Xarra" etc.

    Confrontei o professor e além de perceber que ele era mau professor, achava que a deslexia era uma deficiência mental e que o meu irmão precisava de educação especial.

    Fui obrigado a dizer ao professor que ele é que precisava de educação especial e que lhe poderia dar alguma à chapada. É que estar mal informado, aceita-se, agora ser parvo, já não!

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  6. Pois concordo, com este último comentário ;) Há que apostar na boa formação e informação não só dos professores, mas também de todos aqueles que de uma ou de outra forma ensinam as nossas crianças para que haja cada vez mais sucessos escolares e menos crianças julgadas erradamente, como o teu irmão!

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  7. gostei muito do assunto,foi bem elaborado.tirou todas minhas dúvidas.

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