sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Problemas de Comunicação


O relacionamento conjugal é pautado quotidianamente por problemas de comunicação. Sabemos que uma boa comunicação entre o casal é umas das chaves para um relacionamento duradouro e bem sucedido. Nas sociedades contemporâneas é muito frequente que os diversos tipos de relação sejam afectados por esta dificuldade em comunicar. Ao mesmo tempo que hoje em dia existem muito mais meios de troca de informação maior parece ser a dificuldade para fazê-lo de forma eficaz.

Hoje em dia os casais possuem problemas próprios, externos à relação conjugal, relacionados com a carreira, com relações interpessoais entre outros. O pouco tempo que passam juntos é na maior parte das vezes com a companhia dos noticiários ou dos computadores pessoais. Assim sendo, é inevitável um certo afastamento com o passar do tempo. Este afastamento conduz geralmente a um sentimento de descrença na relação. Quando nos sentimos assim, o mais comum é desvalorizarmos as acções do nosso companheiro, percebermos tudo o que diz de forma negativa tendendo por isso a reagir agressivamente propiciando aquilo que em Psicologia designamos por “escalada”, culminando o diálogo numa qualquer discussão.

É importante pensar que “amar não chega” e que uma relação para crescer de forma harmoniosa necessita ser cuidada. Para tal, nada como lembrarmos ao outro o quanto gostamos dele com um simples sms a meio do dia a dizer “Pensei agora em ti, Amo-te”, ou escrever um pequeno bilhete de bom dia antes de sair de casa de manhã.

Com este tipo de comportamentos aumentamos significativamente a auto estima do nosso parceiro, que ao sentir-se seguro na relação vai reagir sempre de forma mais positiva.
Miss Kitty

7 comentários:

  1. É a verdade mais pura, cuidar de uma relação, pois também ela tem vida e tem de ser alimentada e cuidada para sobreviver.

    ResponderEliminar
  2. O problema de comunicação não é só entre casais... E "amar não chega" mesmo, é preciso cuidar como diz a Rak...

    ResponderEliminar
  3. O problema de comunicação existe desde a menor célula da sociedade - a família- até às grandes organizações. podem trazer frustrações, alimentar raivas e criar muito mau ambiente entre as pessoas. Quanto aos casais, também concordo que "não basta amar"...tem que se alimentar a relação, fazer mimos, fazer com que a magia nasça, com gestos pequeninos mas singulares...A relação alimenta-se de pequenas grandes coisas. Mas confesso que , se a iniciativa só fôr de uma das partes, mais cedo ou mais tarde, a relação precipitar-se para a frustração do que oferece amor ao pedaços. O que é alvo dos mimos também tem de ter capacidade de surpreender e mimar.O amor e a relação vivem de trocas e não somente de dádivas unívocas!

    Parabéns pelo vosso blog. As coisas da psicologia sempre me fascinaram.

    ResponderEliminar
  4. Gostei da ideia do bilhete pela manhã. :)

    ResponderEliminar
  5. Só para dizer que concordo com tudo o que foi dito por todas/os...

    Mas Problemas de comunicação e não só... RAK depois de leres explica... :-)

    ResponderEliminar
  6. A comunicação existe não quando eu falo, ou pelo que falo, mas o que o outro entende. Preciso falar e o outro entender o que estou dizendo. Aí sim, existe a comunicação.

    ResponderEliminar

Post It Psicológico