domingo, 21 de dezembro de 2008

Declaração Universal dos Direitos Humanos


Fez este mês 60 anos que foi assinada a declaração que reconhece o direito de todos ( Ser Humano) à dignidade humana sem distinção de raça, côr, sexo, religião, etc.

Infelizmente nem tudo que vem descrito é concretizado, mas felizmente o trabalho que a Amnistia Internacional realiza faz a diferença ainda que não chegue a "todos".

Cito só dois dos artigos que considero, não os mais importantes porque todos são importantes, mas que acho que dizem tudo:

Artigo 1°
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Artigo 2°
Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autónomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.

Aqui podem ver a declaração na integra: Declaração Universal dos Direitos Humanos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post It Psicológico