segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O Livro da semana Passada


De forma a responder a algo que comentaram nos problemas de comunicação eu ando a dias a tentar resumir um livro que andei a ler =p

É complicado quando eu não possuo particular capacidade para resumir, o que torna muito complicado entenderem o que quero dizer.

Começando pelo principio o livro que andei a ler foi Os Homens são de Marte, as Mulheres de Venús, de John Gray. Pediram-me para acrescentar qualquer coisa ao post "Problemas de Comunicação" não por faltar lá algo, mas para que ficasse uma outra perspectiva.

O que o livro tão bem me descreveu foi que homens e mulheres são diferentes desde o seu intimo até as suas atitudes. Uma das percepções que mais tive foi de que as necessidades de homens e mulheres são diferentes e que as nossas diferenças são um dos principais causadores dos nossos problemas.

Para dar um muito pequeno exemplo os homens necessitam de um voto de confiança para resolverem os seus problemas, enquanto as mulheres usualmente precisam de partilhar o problema antes de se deitarem ao trabalho de encontrar a solução. Desta maneira quando um homem tem um problema quer resolve-lo sozinho e espera que a sua venusiana confie nele para o resolver. A mulher quando se depara com um problema procura alguém que lhe demonstre empatia, precisamos que nos ouçam e tentem entender. Desta forma temos tendência a oferecer o tipo de apoio que esperamos receber. A mulher vai tentar entender o homem e ajuda-lo quando ele só precisa que confiem nele. O homem vai arranjar soluções para resolver o problema da companheira e desvalorizar desta forma os seus sentimentos quando ela só precisava que ele lhe desse empatia.

Este é apenas um dos problemas descritos no livro, obviamente não vou passar seca a ninguém, mas fica a nota que é importante percebermos quais são as necessidades primárias do nosso(a) companheiro(a) para que a relação evolua, e não se tornem tão dificeis os tais problemas de comunicação que muitas vezes se dão.

Aconselho a quem quiser saber mais a dar uma olhadela ao livro, não é cientifíco, mas é um livro e da-nos uma perspectiva nova que pode ser útil em alguns relacionamentos. No meu caso ajude ou não, fiquei com a noção de que eles são mesmo de Marte e nós de Venús de que outra forma poderiamos ser tão diferentes? =)

Beijinho desculpem a maçada.

3 comentários:

  1. ninguém quer saber essas coisas...perde metade da piada, viver...e sobra mais tempo pa pensar na crise

    ResponderEliminar
  2. Não quero de forma nenhuma criticar a sua opinião, no entanto eu acredito que a crise toda a gente tem de a passar, e que a piada não passa por tornarmos o nosso percurso um pouco mais simples, as dificuldades surgirão de igual maneira no nosso caminho e a nossa capacidade de resolver problemas ira ser igualmente avaliada, mas isto claro é só a minha opinião.
    Quanto ao não interessar a ninguém este post foi uma resposta a um amigo meu, que estimo, se não interessa acho que passa para segundo plano nas suas ideias, é seu direito, mas fico feliz por ainda assim ter lido agradeço, e lamento.
    Obrigado por partilhar a sua opinião.

    ResponderEliminar
  3. inV3RSO:

    Por algumas pessoas não querem saber dessas "coisas" é que muitas relações amorosas e mesmo de amizade, acabam. Um pouco mais de conhecimento sobre nós próprios só nos faz bem e nos ajuda a conviver melhor com os nossos problemas e com os outros. Lamento, mas tenho que dizer que esse seu comentário revela um pouco, não de ignorância, mas pior ainda, de falta de vontade em aprender.

    ResponderEliminar

Post It Psicológico