segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Breve e vaga definição de Psicologia

Não me atirem pedras mas vou apenas falar brevemente da definição de psicologia pois achei que seria importante começar pelo inicio depois daqui iremos dispersar para os temas que mais nos chamam a atenção a cada uma em particular.
Psicologia vem então de uma junção das palavras "psyche"+"logos", que traduzido a letra significa o estudo da alma, mas tarde viria a ser descrita como o estudo da mente. Com o passar do tempo obviamente a definição foi-se alterando.
A Psicologia é então uma disciplina que estuda os comportamentos e os processos psicologicos que se dão no ser humano. Como ciência tenta analisar, estudar, criar leis, prever comportamentos humanos visiveis, como é o caso das respostas a estímulos, o caso da sudação, do tremer de nervos por exemplo, e tenta também estudar os não visiveis, como é o caso dos sentimentos, emoções e opiniões, entre outros. É como uma tentativa de perceber o outro e o porque das suas atitudes e acções.
A Psicologia divide-se em muitas areas de estudo, como é o caso da Psicofisiologia, da Psicologia forense, do desenvolvimento, Psicologia clínica e da saúde, Psicologia social, entre outras.
É assim um campo de estudo vasto e abrangente, e na minha muito pessoal opinião extremamente interessante.
Espero que esteja acessivel e de preferência não muito chato. Qualquer duvida respondo, ou pelo menos tento. *bjx*

2 comentários:

  1. Nada chato! principalmente para quem gosta como é o meu caso.. mas tá muito bem descrita e de uma forma uma simples e acessivel.

    BJS*

    ResponderEliminar

Post It Psicológico