segunda-feira, 9 de março de 2009

O Luto - Introdução


“O luto significa a realidade de um amor que não morreu dentro de nós. De um amor que - por ser tão grande e profundo, por ser tão... único - não pode ser esquecido ou substituído enquanto durar o tempo de afastamento.”

Tinha esta frase esquecida num dos meus livros, não me lembro qual o seu autor. O Luto não é senão um processo adaptativo pelo qual todos passamos perante a morte de alguém que nos é próximo. Que forma cruel de resumir uma dor que nos dilacera por dentro e para a qual parece não haver solução. O luto é como um processo de reestruturação após a desestruturação que a morte implica no ser humano, este serve para transformar os momentos vividos com a pessoa que faleceu em memórias suaves e agradaveis.
No processo de luto é repensado o valor da vida e os vinculos relacionais, para que se possa retornar a vida o mais normal possivel. Os técnicos que lidam directamente com situações de luto devem estar alerta para as mudanças que se dão durante este processo, assim como familiares e amigos, pois é necessario que possam ser uma ajuda e não um entrave a que este decorra de forma o mais suave possivel.
“um amor que não morreu dentro de nós” é uma boa forma de o descrever.
O luto é uma experiência dolorosa, mas comum a todos os seres humanos, todos passamos ou passaremos por uma experiência de luto mais tarde ou mais cedo. Da mesma forma como somos todos diferentes também o luto acontece de formas diferentes dentro da cada um de nós, trazendo sentimentos novos e durando mais tempo para umas pessoas do que para outras. Embora o luto seja algo tão comum, não é um tema que frequentemente seja abordado no dia-a-dia. Evitamos encarar a morte e lidar com ela, evitamos compreender o que sentimos perante ela, não sabemos o que fazer e não sabemos distinguir o que é suposto acontecer e somos incapazes de o aceitar na maior parte das vezes.
O processo de luto dá-se sempre depois da perda, mais frequentemente depois da morte de alguém que estimamos. No entanto a perda é qualquer perda, pode-se dar após um aborto espontaneo, ou após um nado morto, ou mesmo após o fim de uma relação. O processo de luto segue usualmente algumas etapas comuns a quem o experiencía e traz sentimentos de angústia, solidão, raiva , culpa, tristeza, falta de interesse pela vida, entre outros. Podem haver manifestações de ordem física que são também naturais quando se passa por perdas, especialmente quando é pela morte de alguém que nos é querido.
O processo de luto não deve ser apressado nem apaziguado com medicamentos, os sentimentos experienciados são uma reacção natural á perda, são a forma do nosso intimo se proteger.
Fases do Processo de Luto
Como referi o luto não é igual em todas as pessoas. O Luto também não ocorre sempre com a mesma intensidade, no entanto existem algumas fases que lhe estão associadas.
As fases do processo de luto são:
Choque – é a reacção inicial á perda, no qual o sujeito fica “atordoado” com o acontecido.
Negação – É um mecanismo de defesa que a pessoa utiliza de forma inconsciente, e faz com que não acredite no que aconteceu, são comuns frases como “eu não acredito que isto me tenha acontecido”, “não pode ser possivel”, “isto não está a acontecer”, entre outras.
Depressão – é a fase em que a pessoa ja tomou consciência do que aconteceu. Nesta fase é comum a pessoa ter sentimentos de tristeza, chora muito, pensa muito acerca da morte da pessoa que faleceu, isola-se, não sente prazer nas actividades. Se estes sintomas persistirem e forem muito intensos podem dar origem a uma perturbação de humor.
Culpa – é um sentimento comum pois as pessoas começam a pensar em tudo o que poderiam ter feito, ter dito para que pudessem evitar essa morte. A culpa também pode aparecer por vezes como consequência do alivio pela morte de alguém que estava em sofrimento e que estimavamos. Pode acontecer numa situação de um doente terminal em sofrimento, por exemplo.
Ansiedade – Por vezes o sujeito passa por um periodo de ansiedade e de agitação causado pela perda. O Individuo em luto deseja muitas vezes encontrar o objecto ou pessoa que perdeu.
Agressividade – Por vezes o individuo revolta-se contra a perda, sente raiva, irritação e fica zangado por se encontrar na situação em que está. Os sentimentos de sgressividade podem ser dirigidos a sim mesmo ou a outras pessoas, para os médicos, para amigos ou mesmo para Deus.
Reintegração – É normalmente a última fase do processo na qual a pessoa se prepara para voltar a sua vida o mais normal possivel.
Quem lide com pessoas em processo de luto deve estar consciente que passamos todos por estas fases, algumas pessoas ficam mais tempo numas do que noutras, algumas fases parece que nem as passamos por elas.
Mais a frente conto falar mais do luto pois como todos devem imaginar é um tema muito extenso e não quero de forma nenhuma que fiquem entediados do assunto. É importante também sabermos reconhecer quando nos encontramos perante um processo de luto patológico e saber que medidas podemos tomar para ajudar quem nos é próximo a ultrapassar esta fase mais dificil.
Hum... se tiverem perguntas que achem que sejam pertinentes ou mesmo alguma curiosidade que eu possa pesquisar... Estão a vontade. Beijinhos.

3 comentários:

  1. Bom Post sim!!!
    Gosto muito deste tema...e gosto sempre de saber mais coisas acerca dele,apesar de ser uma coisa dificil de ser faldada,é uma coisa que inevitavelmente não nos poderá passar ao lado!
    Beijinhos e boa semana ;)
    ^fifi^

    ResponderEliminar
  2. O luto - a aceitação de que quem amamos um dia tem de partir. Para mim todos os processos de perda requerem o tempo de luto. Um tempo de sentir todas as sensações e mágoas e de adaptação à vida, sem aquela pessoa. No meu caso, tenho que chorar tudo, sentir tudo, até me conseguir finalmente sentir que posso seguir em frente. Deitar tudo para fora, para poder seguir caminho..

    ResponderEliminar
  3. Tem um blog que o autor se dedicou, em muitos post, a falar sobre a psicologia da morte. A base é fenomenológica-existencial - não sei a tua... - mas, independente disto, é bem legal:
    escritosgestalticos.blogspot.com
    Adorei o texto e tenho adorado seu blog. =)
    Boa descoberta para mim! =)
    p.s.: tb sou psi e, por isso, venho sempre aqui, me "atualizar" rs!
    Abraço grande!!!

    ResponderEliminar

Post It Psicológico