quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O que é a felicidade?


Hoje no Jornal Nacional da SIC, depois das notícias dadas, começou o tempo de antena das habituais reportagens que a mesma costuma passar, e as quais eu por vezes vejo!

Hoje o tema era este 'O que é a felicidade?', assinada por Fernanda de Oliveira Ribeiro, conta com uma sondagem SIC/Expresso, que contou às pessoas até que ponto são felizes e o que condiciona esse seu bem-estar.

A propósito deste tema aqui deixo este artigo:


Felicidade
Enigma que desde sempre inquieta a humanidade.

Segundo Daniel Gilbert, professor de psicologia da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que estuda a felicidade há mais de duas décadas, conceitua a sensação de bem-estar: “É difícil dizer o que é, mas sei quando eu a vejo. É simplesmente se sentir bem”. Nas suas pesquisas e livros sobre o tema, Gilbert mostra o que teimamos em não perceber no dia-a-dia: a felicidade não é uma sensação eterna, é um estado de êxtase, daqueles que se atingem nos momentos de extremo prazer.
Estar feliz ou triste é um ir e vir. Apesar de difíceis, os processos de infelicidade também funcionam como um momento para amadurecer, pensar e repensar as atitudes, os projectos.

Não há respostas concretas mas há pistas do que leva até ela. O filósofo grego Aristóteles afirmava, há mais de 2 mil anos, que a felicidade se atinge pelo exercício da virtude e não da posse.

Segundo o psicólogo israelita Daniel Kahneman, da Universidade Princeton, nos Estados Unidos, passamos a julgar a nossa felicidade não pela situação actual, mas pela perspectiva de melhorar de vida no futuro. A conclusão de Kahneman faz parte de um estudo feito nos últimos anos sobre o modo de viver dos americanos. Há meio século, o sonho de uma família de classe média era ter a casa própria, um carro na garagem e pelo menos um filho na universidade. Os dados mostram que o sonho americano se transformou em realidade. E, apesar de alcançar seus objectivos, esse povo não se considera satisfeito ou feliz.

A felicidade não é permanente porque não dá para estar bem o tempo todo. Mas também não necessita de ser uma eterna projecção.

Dicas para felicidade

• Aprenda a viver aqui e agora.
• Valorize o aspecto positivo.
• Redescubra a sua própria inocência.
• Conceda-se pequenos prazeres.
• Deixe agir o seu instinto.
• Fotografe os seus momentos felizes.
• Respire profundamente, faça exercícios e cuide da saúde
• Use a criatividade
•Deixe fluir a sua energia interior.
•Ouse


Para Reflectir:
"Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade." (Charles Chaplin)
"A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros." (Confúcio)

"Não é a força, mas a constância dos bons sentimentos que conduz os homens à felicidade." (Friedrich Nietzsche)

"Ninguém tem a felicidade garantida. A vida simplesmente dá a cada pessoa tempo e espaço. Depende de você enchê-los de alegria." (S. Brown)

"És precária e veloz, felicidade. Custas a vir, e, quando vens, não te demoras. Foste tu que ensinaste aos homens que havia tempo, e, para te medir, se inventaram as horas." (Cecília Meireles)

"Aprendemos que é possível ser feliz simplesmente pelo facto de estarmos vivendo." (Wilheim Schürmann)

"A felicidade é a única coisa que podemos dar sem possuir." (Voltaire)

"Onde estás, felicidade ?... Em tudo quanto, acabado, me faz dizer: 'Foi bom, mas tão bom que nem senti o tempo passar." (Alfredo Bosi)

"A meta da existência é encontrar felicidade, o que significa encontrar interesse." (Alexandre Sutherland Neill)

"Somos muito mais infelizes na infelicidade do que felizes na felicidade." (Armand Salacrou)

"A infelicidade pura e completa é tão impossível quanto a pura e completa alegria." (Tolstoi)

"Quase sempre a maior ou menor felicidade depende do grau da decisão de ser feliz." (Abraham Lincoln)

"Creio que Deus nos colocou nesta vida para sermos felizes." (Baden Powell)

"A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos." (Thomas Hardy)

"Felicidade é uma boa saúde e uma má memória." (Ingrid Bergman)

"A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido." (Marxwell Maltz)


Fiquem bem e tenham uma óptima noite!

fifi✿

6 comentários:

  1. E por isto tudo, acredito que sou feliz... já ultrapassei a fase do "se tivesse feito assim" ou "Se estivesse ali, agora...", por isso, agora, tudo que tenho é muito mais do que alguma vez sonhei e, desde que haja saúde (perdoem o lugar comum, mas para mim não é...) sou feliz!
    um beijo.
    Bom artigo

    ResponderEliminar
  2. Eu não gostei lá muito da reportagem...
    :(

    Acaba-se de se ver a reportagem e não se aprendeu nada--' Toda a gente sabe as coisas que devem fazer para se sentir bem, contudo

    Pergunto, as pessoas que têm necessidades (tipo fome e isso) não conseguem sentir-se bem, têm que ser sempre umas frustradonas ?

    Jinhus...!

    ResponderEliminar
  3. Eu não cheguei a ver a reportagem confesso,gostei da sugestão da reportagem e deicidi fazer o post!!
    E também acho que todas as pessoas são felizes à sua maneira,não há nenhum ideal de felicidade,não há nenhuma fórmula,nenhum medicamento que possamos deixar aos outros para que sejam felizes! Todos têm a sua propria fórumla,a felicidade é um conceito muito vasto e subjectivo!
    Ser feliz é sentir que por dentro estamos a rir,apesar das adversidades exteriores,das coisas que achamos que não estão bem...das tragédias da vida!
    Para mim ser feliz é uma coisa!Para ti Rosa Branca é outra!
    Para os que são pobres,que passam fome,que estão em guerra,que fazem parte de outra religião,de outra cultura,e que nós falsamente julgamos como 'coitadinhos dos infelizes'...Cada um é portanto,Feliz de acordo com aquilo que considera,com os padrões de felicidade que lhes são falcultados,são felizes com aquilo que têm,com aquilo que são!
    Beijinhos♥tenha um bom dia♥fifi

    ResponderEliminar
  4. Très bien !!!
    Voir photrom.fr
    laisser un commentaire

    ResponderEliminar

Post It Psicológico