terça-feira, 16 de junho de 2009

Risoterapia


Desde crianças ouvimos a expressão "rir é o melhor remédio".

Mas este conceito nunca foi tão levado a sério como nos últimos tempos.

O riso agora é considerado terapia, comprovada por estudos médicos e com resultados surpreendentes.
Na verdade, nem tão nova assim.

A risoterapia como método terapêutico existe desde a década de 60.

Quem assistiu ao filme Patch Adams conhece bem a história. O americano Hunter Adams, conhecido como Patch Adams já implantava o método em hospitais e escolas desde a sua época de estudante. Era comum vê-lo atender seus pacientes com nariz vermelho ou peruca de palhaço.
Partidário à eficiência do método é o médico clínico geral e homeopata Eduardo Lambert, especializado em terapias sistêmicas e autor do livro Terapia do Riso - A Cura pela Alegria, da Editora Pensamento.

Ele considera o riso como uma terapia complementar que auxilia na melhoria do estado emocional e orgânico das pessoas, em pacientes dos mais diferentes tipos de enfermidades.

"As pessoas já sabem deste fato, tanto é que até dizem: fulana ou fulano já está melhorando, pois já está até rindo", comenta o especialista.
Cientificamente, Eduardo considera o riso como um grande estimulador. É o riso o responsável por mandar a ordem para o seu cérebro, através do hipotálamo, que sintetiza as endorfinas, mais precisamente as betas endorfinas. Essas substâncias, que são produzidas nos momentos de bom humor e consequentemente do riso, são analgésicas, similares às morfinas, mas com potência cem vezes maior.
"O simples esboçar de um sorriso, o riso ou uma gargalhada bem gostosa - e quanto mais intensa melhor - cria uma onda vibratória que propicia de imediato um relaxamento corporal que se estende para todo o corpo, dando uma sensação de bem-estar físico, mental e emocional.

Protege ajudando a nos prevenir de várias enfermidades".
O médico avisa que quanto mais intenso, melhor. Mas que um simples sorriso, uma graça, situações cómicas, bons pensamentos, bons sentimentos, boas lembranças, pensamentos positivos, palavras de apoio e incentivo já são fatores importantes à síntese das endorfinas.

"É bom lembrar que sorrir nas adversidades é privilégio dos fortes."


O livro "A Terapia do riso" fornece 10 passos para você praticar a risoterapia, na sua vida. Confira as dicas de Eduardo Lambert:
Ame-se, estime-se e valorize-se.
Cultive sempre o bom humor.
Viva com paz na consciência.
Viva o presente com entusiasmo.
Cultive e pratique o bem.
Fale de assuntos alegres, conte piadas sadias.
Dê um sentido positivo e de qualidade à vida.
Tenha sempre atitudes positivas perante tudo.
Use sempre o diálogo, pois é conversando que as pessoas se entendem.
Ame o próximo como a si mesmo.
Semeie boas sementes para colher bons frutos.
Tenha qualidade de vida.
Ame a natureza e o planeta.
O otimismo gera simpatia.
Olhe-se no espelho e sorria para você.
Sorria muito, sorria sempre.
Risoterapia caseira
Rir é mesmo o melhor remédio. Saiba porquê. E não fique a olhar para o computador com essa cara. Sorria!
O riso aumenta a auto-estima, afugenta a depressão, alivia as insónias e as doenças psicossomáticas.
Tome nota destas 8 estratégias para encarar a vida com humor:
Não leve tudo tão a sério.Não se trata de se acomodar nem de ser passiva, apenas de se rir um pouco da tragicomédia que é a vida. O nervosismo e a ansiedade não a levam a lado nenhum.
Veja as coisas de outra perspectiva.A adversidade pode ser analisada de vários pontos de vista. Tente descobrir o lado positivo dos acontecimentos, e vai ver que não tardará em esboçar um sorriso.
Fim às inibições!Elimine as máscaras que a impedem de ser natural e de fazer o que lhe apetece. Baixe a guarda para se mostrar tal como é e, com uma gargalhada, ponha fim às barreiras sociais.
Ria-se das suas limitações.É a atitude mais saudável para evoluir. Assim, não só será capaz de se conhecer melhor como se vai tornar uma pessoa mais tolerante e condescendente com os outros.
Provoque o riso.Experimente o jogo do sério, mentalizando-se de que não se pode rir. Se se esforçar muito, vai acabar por ver o ridículo da situação e a gargalhada vai fluir facilmente.
Use um diário.Tome nota dos momentos mais alegres que a fizeram rir: uma frase que ouviu, uma má piada do seu chefe, um episódio com o seu filho ou neto... Releia-os e recupere sensações prazenteiras.
Lembre-se de coisas positivas.Quando lhe acontecer alguma coisa desagradável, para a contrariar, pense imediatamente numa situação positiva, de forma a que a última imagem seja sempre de felicidade.
Dê música à sua vida.Um truque para aliviar a ansiedade que às vezes a invade é inventar uma canção com as suas ideias e sensações e transformá-la numa música alegre.
Onde praticar
Se quiser aprofundar os seus conhecimentos sobre as terapias de riso, frequentar cursos e workshops, já existem em Portugal várias empresas e associações dedicadas à Risoterapia. Tome nota:
Clube do riso
Existem clubes do riso espalhados de norte a sul do País (Lisboa, Porto, Coimbra e Marinha Grande). Para se inscrever nos cursos de riso, vá até ao site www.clubesdoriso.com.
(Informação recolhida da net)
E já há tanto tempo que este cantinho está como que no esquecimento....grrrr!! Eu tenho andado sem tempo mesmo! E agora que ando numa fase semi-nervosismo (por causa da aproximação da data do casório) lembrei-me de como rir é o melhor remédio para quase todos os males!!!
Riam, mas riam muito!!!
Beijinhos**
Post It Psicológico